Representante do Banco Mundial elogiou transparência e eficiência social do sistema
Parceiro fundamental no desenvolvimento da estrutura de transportes no estado do Rio de Janeiro, o Banco Mundial está interessado em difundir o conceito e a tecnologia utilizada no sistema do Bilhete Único Intermunicipal, que acaba de completar um ano de operação, com mais de dois milhões de pessoas habilitadas. O presidente do Bird no Brasil, Makhtar Diop, visitou a sede da RioCard, acompanhado pelo secretário de Transportes, Sebastião Rodrigues e pelo presidente da casa, Lélis Teixeira. Diop ficou surpreso com o grau de transparência do sistema, e garantiu que o estado do Rio está se tornando exemplo em integração urbana para outras regiões do planeta.
- O Banco Mundial participa da revitalização do sistema de transportes no Rio de forma bastante consistente. Estamos presentes através de financiamentos para a compra de material rodante para os trens urbanos, para o metrô, além de participarmos do estudo de viabilização novo Plano Diretor Transportes Urbanos do Rio. O que estou percebendo é que o Bilhete Único serve como uma ferramenta de fusão entre os diversos modais de transportes do Rio. Além de estar se mostrando um fator de inclusão social respeitável, que tem ampliado as oportunidades de empregos da sociedade. Interessa muito ao Banco Mundial a possibilidade de levar este conceito a outras regiões, e dar chances a outras praças de se desenvolverem economicamente a partir de uma logística de integração de transportes equilibrada – explicou Makhtar Diop.
Também foi apresentado ao Bird o sistema de computadores responsável pela gestão do benefício. A tecnologia utilizada pela RioCard é a mesma desenvolvida pela IBM para administrar sistemas bancários. Outro ponto citado como diferencial para Makhtar Diop é o fato de, tanto o Governo do Estado, como a Alerj e o Tribunal de Contar do Estado terem acesso em tempo real às mais de 600 mil movimentações diárias feitas com o Bilhete Único entre os 20 municípios da Região Metropolitana.
- Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Bilhete Único hoje proporciona, em média, a cada usuário, a economia de R$2,62 por dia. Algumas pessoas chegam a economizar até R$200,00 por mês. O Governo está muitíssimo satisfeito com o desempenho do sistema, e muito esperançoso no sentido de que outras sociedades possam se valer de tal benefício, através do incentivo do Banco Mundial – contou o secretário de Transportes, Sebastião Rodrigues.
Após a visita ao RioCard, Makhtar Diop e o secretário embarcaram para o Porto do Açu, onde estão sendo recebidos pelo empresário Eike Batista, que o apresentará o empreendimento, além dos acessos que estão sendo construídos para o local. O Banco Mundial está sinalizando a possibilidade de financiar também um grande estudo logístico para toda a região produtora de petróleo na Região Norte do Estado, que será desenvolvido em conjunto com a Secretaria Estadual de Transportes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.